Grupo Motard C.A.C.I.A. Forum
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Apresentação Ribau

Dom maio 10, 2015 4:38 pm por Ribau

Ora boa noite, eu sou o Ribau, tenho 18 anos, sou da Gafanha e monto com muito orgulho uma Sachs, como sou muito novo ainda ando de 50cc, dentro de um tempo irei começar a pensar em arranjar algo maior para vos acompanhar :b , posso não ir a passeios mas posso ir a encontros tal como Domingos de …

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Apresentação de um moço que acha que sabe andar de mota :P

Ter Mar 25, 2014 3:05 pm por kaito

Bom dia, boa tarde ou boa noite (conforme a hora do dia que estiver a ler esta "posta"  Very Happy )

Chamo-me Carlos Ribeiro e, quando não estou em terras africanas, movimento-me pela zona de Albergaria-a-Velha.
Tenho na garagem um "ferro" (XV535 de 93) e uma FJR 1300 de 2002.  
Já a algum tempo que …

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Novo membro Paulo Renato

Dom Abr 14, 2013 1:03 pm por renato

Olá a todos

Chamo me Renato e sou de Cacia, tive conhecimento através de uns amigos do vosso grupo motard.

Não sou de muitas corridas e loucuras, simplesmente gosto de uns bons passeios de moto e do prazer de conduzir a mesma.

Gostaria de saber se me poderia juntar mais a minha esposa ao …

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Apresentação

Sáb Mar 08, 2014 4:54 pm por Robert Andres

Olá a todos os membros do club motard.
Fiz agora mesmo, o registro no site e vou passar a estar por aqui para saber novidades, encontros, passeios etc.
Saudações motards,
Robert Andrés

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Boas!

Seg Abr 08, 2013 4:16 am por mistralV104

Boas,

Sou o João, tenho 28 anos e sou de Cacia. Sou tembém o feliz proprietário de uma Honda VFR 800Fi. Very Happy

A ver se um domingo destes apareço no Farol da Barra.

Abraço

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Mensagem por gina Sex Nov 19, 2010 7:56 am

Bom dia amigos motards,

Queremos aqui fazer uma proposta… que tal para começarmos o ano em GRANDE
fazermos uma “peregrinação” à maior concentração motard de Inverno do mundo
????

Pois é, pois é, que tal uma ida aos Pingüinos que festejam este ano os seus 30 anos de existência – vai ser uma experiência gelada e de arromba affraid … depois desta estaremos prontos para tudo…
alien

Para quem tiver curiosidade aqui vai o link dos Pingüinos: PROGRAMA

Pingüinos 2011 Pinguinos

Mas vamos ao que interessa, a proposta:
- Saída de Aveiro: Quinta-feira ou Sexta dia 6 ou 7 de Janeiro;
Sexta e/ou Sábado: Actividades diversas segundo o programa das festas;
- Regresso a Aveiro: Domingo dia 9 de Janeiro;

Lista de Inscrições:
Lista de inscrições
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Mensagem por Keijinho Sex Nov 19, 2010 8:10 am

Se nada impedir tou lá batido Very Happy uuuhhhhooooo
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Mensagem por rcrv Sex Nov 19, 2010 2:57 pm

Não vai dar Sad
Mas pessoal toca a aderir ao evento... este sim para duros Wink
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Mensagem por Rojo Seg Nov 22, 2010 1:53 am

Pois eu também não vou poder ir, mas que tudo corra bem e depois queremos ver fotos.... lol!
Abraços Motards
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Mensagem por ricard0g0mes Ter Nov 23, 2010 3:22 am

Para quem vai... umas dicas:

Título: Dicas para o inverno - ROUPAS

Pingüinos 2011 Tecidos_respiraveis_solo

1 - Mantendo-se Seco

Algumas roupas aumentam o seu conforto transferindo a umidade da transpiração para camadas externas do tecido, aumentando sua segurança e conforto. Este processo mantém o corpo seco e confortável enquanto produz calor durante atividades físicas ou em momentos em que a temperatura está mais elevada. Em ambiente frio esta funcionalidade mantém você mais aquecido, reduzindo a condensação do suor que induz a perda de calor.

2 - Respirabilidade

Para manter o conforto quando a temperatura fica elevada ou o nível de esforço físico aumenta, você precisará de camadas de roupa que não bloqueiem a sua transpiração e que permitem que o excesso de calor escape. Esta propriedade agregada a uma peça de vestuário é denominada respirabilidade. A respirabilidade de uma roupa é afetada pelos materiais (tecidos, fios, tratamentos de resinagem e laminações) e pelo design aplicado na peça.

3 - Principais matérias-primas

Dentre os materiais mais utilizados nas roupas para Aventura estão as revolucionárias fibras sintéticas e os biodegradáveis algodão, seda, lã e pluma, cada qual com suas propriedades e recomendações de uso.

O ALGODÃO ainda se mantém como um dos materiais mais confortáveis para se vestir, relativamente leve e fácil de lavar. Além de ventilar razoavelmente bem, quando molhado em dias quentes ajuda o corpo a se resfriar com a água que evapora. Porém o seu uso não é recomendado para atividades físicas, principalmente como Camada Interna, pois ele absorve em suas fibras o suor e pode até mesmo multiplicar o seu peso com a umidade. Quando encharcado, perde a suas propriedades térmicas e demora a secar, esfriando o corpo e tornando-se desconfortável.

Apesar de absorver muita água, a SEDA seca rápido. Bastante leve e confortável, em dias quentes ajuda a esfriar a pele através da evaporação e, em dias frios, mantém o corpo seco e aquecido. As fibras produzidas pelas Lagartas da Seda possuem grande resistência, mas perdem em durabilidade para os tecidos sintéticos.

Já a LÃ possui uma ótima capacidade térmica, produzindo calor mesmo quando molhada, pois as suas fibras não se deformam quando encharcadas, conservando as micro-câmaras de ar de sua estrutura. Além de possuir baixa retenção de suor em suas fibras, mantendo-se confortável mesmo com a umidade das atividades físicas, a lã requer pouco calor para secar. A lã ainda possui uma ótima capacidade de "retorno" à sua forma original, mesmo após uso excessivo. Como principal desvantagem, apresenta maior volume e peso que os tecidos sintéticos.

Agora em se tratando de isolamento de calor e capacidade de compressão nada se compara à PLUMA (ou Duvet, Down, Pena de Ganso...) com suas excepcionais qualidades térmicas e poder de "retorno". Bem cuidadas, tem vida útil superior às fibras sintéticas. Só não pode molhar... uma peça de pluma molhada não servirá para nada no frio, ficará pesada e será difícil de secar. Também são mais difíceis de lavar. Mas com certeza os contras da pluma são o seu custo e a tortura com os pobres gansos. É, caso não saiba, as melhores plumas do mercado (como as Endem, de origem alemã) são arrancadas na marra do papo das aves. Para cada 300 gramas de plumagem são necessárias cinco "depenadas" por ano! Além de caras, será que a nossa diversão compensa tamanha maldade?

Mas sem dúvida uma das maiores inovações da indústria têxtil foi a criação dos TECIDOS SINTÉTICOS, principalmente à base de filamentos de poliéster, acrílico, poliamida e polipropileno, puros ou mesclados (os chamados Bi-componentes). Os sintéticos apresentam várias vantagens em relação a outros materiais, como excelente capacidade térmica, secagem rápida, pouco volume, alta resistência, conforto e fácil lavagem. Alguns sintéticos, além de não ficarem "carregados" com a água do suor, pesam metade do peso da lã e possuem excelente desempenho no transporte do suor para o exterior do tecido. Assim como a lã, já existem até fibras sintéticas que mantém as suas características de isolamento térmico mesmo quando molhadas. As desvantagens dos sintéticos variam de tecidos para tecidos, por exemplo: alguns criam mais pilling (as famosas "bolinhas" que se formam com o uso em algumas roupas) que o tradicional algodão. A ciência avança, mas os sintéticos ainda não alcançaram o conforto do algodão e o poder térmico da pluma e da lã.

4 - Principais tecnologias em tecidos

Diferente do tempo dos pioneiros, que se arriscavam em suas jornadas com precárias vestimentas, hoje em dia existe uma grande variedade de roupas no mercado com qualidade suficiente para suprir as necessidades dos usuários. Em grande parte, são produzidas com tecidos desenvolvidos pelas maiores empresas do setor, como Rhodia®, Santista®, Vicunha® e Invista® (ex DuPont®).

As tecnologias evoluíram a tal ponto que muitas das severas intempéries do passado hoje são enfrentadas com considerável grau de controle e, até mesmo, prazer. Diante de certas "roupas inteligentes", é como se o sol dos tempos modernos tivesse ficado mais ameno, as baixas temperaturas mais agradáveis, a chuva menos incômoda, o vento menos frio.

Seja pela matéria prima ou pela construção dos tecidos, as roupas modernas desenvolvidas para Atividades ao Ar Livre podem apresentar propriedades ativas ou passivas, realizando determinadas funções de forma pré-programada ou não. Por exemplo, alguns tecidos bi-componentes podem absorver a umidade da transpiração e enviar para a parte externa da roupa, por meio da construção de sua trama ou das características de seus filamentos (micro-poros afunilados, micro-cerdas, etc). O mesmo já não ocorre com as passivas e populares peças denominadas como Dry, que não apresentam controle sobre a umidade que entra ou sai do tecido (secam pela evaporação natural de sua fina e telada estrutura).

Existe uma infinidade de tecidos e tecnologias no mercado, impossíveis de serem citados em um único artigo. Desenvolvidas por empresas norte-americanas pioneiras e líderes do mercado, talvez as mais eficientes e reconhecidas tecnologias sejam as dos tecidos da linha Polartec® (da Malden Mills®, como os modelos Classic®, Wind Pro®, Power Dry®, Thermal Pro®, Regulator® e Powerstretch®) e os sistemas Gore-Tex® e Windstopper® (da W. L. GORE®).

Após quase meio século de pesquisas, em 1978 o mundo conheceu o que muitos consideram como uma das maiores revoluções para as atividades ao ar livre em condições adversas, a membrana Gore-Tex®. De forma simplificada, cada centímetro quadrado dela contém 3,6 milhões de microporos, sendo que cada um deles é 20 mil vezes menor que uma gotícula de água e 700 vezes maior que uma molécula de vapor. Ou seja, a membrana possui incrível capacidade de repelir a água (inclusive da chuva), mas permite que o vapor da transpiração saia com facilidade.

A variedade de tecidos sintéticos utilizados como isolantes de calor é grande, mas o Fleece® (ou Pile) é a mais versátil tecnologia do mercado, com design, gramatura e uso para todos os gostos. Talvez pelo fato de ser produzido pela pioneira neste tipo de tecido, o Polartec® da Malden® se tornou a principal referência neste segmento em se tratando de conforto térmico, leveza, durabilidade e respirabilidade. Apenas dando um exemplo, o modelo Power Dry® transporta 30% mais umidade da pele para a parte externa do tecido do que produtos de construção mono-componente.

5 - Qual tecido escolher?

Para cada camada existem diversas opções de tecidos que devem ser analisados para que se combinem as melhores propriedades para o seu sistema de roupas.

:: Camada interna

Algodão - Tecido muito confortável quando está seco, mas absorve e retém a umidade da transpiração, isso pode levar o seu corpo a perder calor. O algodão demora muito tempo para secar, o que pode causar desconforto. Devido a estas características, não recomendamos a utilização de roupas de algodão como camada interna (também conhecida com base layer, segunda pele ou underwear) para atividades em temperaturas frias.

Seda - A seda é um tecido com excelente desempenho em relação a manter você seco e aquecido. É também bastante confortável e leve, porém sua durabilidade é inferior em relação aos tecidos sintéticos.

Tecidos sintéticos - São muito utilizados para a prática de atividades ao ar livre por acumularem muitos benefícios. Basicamente estes tecidos são constituídos de fios de Poliamida, Poliéster ou Polipropileno que podem apresentar-se puros ou combinados com outros fios. Existem diversos nomes e marcas que são atribuídos de acordo com uma característica especifica obtida através de algum sistema de fabricação do tecido ex: X-Thermo, X-Sensor e X-Power, MTS. No contexto geral estes tecidos oferecem:

.: Grande desempenho em transportar a umidade da transpiração, retirando à do contato com a pele e "levando" para a superfície externa do tecido.

.: Por serem produzidos em tecidos sintéticos, têm o tempo de secagem bastante reduzido.

.: Durabilidade, leveza e compactação (ocupam muito pouco volume).

.: Características especiais desenvolvidas em cada novo tecido de acordo com o tipo de atividade e condição climática a ser submetida. Garantindo assim variedade e versatilidade.

Importante: tecidos com construção Bi-componente possuem uma ação ativa através da capilaridade que literalmente "atrai" a umidade para a superfície externa do tecido enquanto que os tecidos popularmente conhecidos como "Dry" apenas, não impedem a passagem da umidade porém atuam de maneira passiva.

:: Camada quente

Lã - A lã oferece um bom isolamento térmico, inclusive quando está molhada. Em geral é mais pesada e volumosa comparada aos tecidos sintéticos, mas se não tiver que caminhar muito com a mochila nas costas não será um problema.

Pile/Fleece - Estes são os tecidos sintéticos mais utilizados em atividades ao ar livre e viagens devido a grande variedade de modelos e gramaturas (espessura do tecido). São muito confortáveis, garantem uma ótima proteção térmica (mesmo quando molhados), secam rapidamente e pesam a metade do peso da lã. Normalmente, as camadas de pile/fleece protegem muito pouco contra vento e intempéries. Porém, atualmente foram desenvolvidos novos tecidos que incrementam proteção contra o vento (Windstopper, Polartec Wind Pro, etc...). Por ser pioneira no desenvolvimento deste tipo de tecido a Polartec LCC possui atualmente a linha mais completa destes tecidos. Sendo eles leves, respiráveis, duráveis, com maior capacidade de isolamento térmico e menor volume comparado aos fleeces comuns ( Double Fleece, Microfleece, PolarWarm, Polarfleece, Etc...)

:: Camada Protetora

A camada protetora pode ser encontrada em três categorias diferentes. Cada categoria oferece uma combinação de propriedades para se adaptar a diferentes situações. Para escolher a melhor opção você deverá ponderar qual se adapta ao estilo de suas atividades. Depois de escolher a categoria de tecido, você deverá analisar a melhor opção de modelagem (design) que atenderá as suas necessidades.

Semi-impermeáveis/Respiráveis - Os produtos da SOLO com tecidos Windstopper bloqueiam totalmente o vento, permitem a passagem do vapor da transpiração para a superfície externa do tecido, são resistentes à água, mas como as costuras das jaquetas não são "seladas" estes produtos, resistiram a uma garoa rápida, porém não irá resistir períodos prolongados de chuva. Por isso é utilizada em regiões áridas ou em climas quentes onde a respirabilidade será mais importante que a proteção contra chuva. Em situações de atividade física intensa como corridas ou em viagens curtas a locais de clima ameno são excelentes opções devido à ótima compactação e leveza.

Impermeáveis/Não-respiráveis - Esta categoria compreende os tecidos que são completamente impermeáveis. É muito pouco respirável o que torna desconfortável em situações de clima quente ou se estiver em atividade física um pouco mais intensa. Devido à baixa respirabilidade não é utilizado com muita freqüência por praticantes de atividades outdoor. A não ser em situações onde as chances de uma chuva muito forte são evidentes. Em situações moderadas algumas pessoas utilizam ponchos ou calças de tecidos desta categoria para se proteger de uma chuva repentina enquanto aguarda o tempo melhorar para seguir a caminhada.

Impermeáveis / Respiráveis - Estes tecidos são respiráveis e impermeáveis têm o melhor das categorias anteriores os benefícios da respirabilidade e a alta performance de resistência à chuva, vento e neve tornam este o tipo de tecido que se adapta a uma maior variedade de condições climáticas e intensidades de atividades físicas. É importante destacar que em situações especificas de temperatura, nível de atividade física, tipo de tecido utilizado na confecção da peça e até a combinação utilizada nas camadas abaixo desta. Podem resultar em excesso de calor e retenção do vapor da transpiração.

Uma observação sobre o design da camada externa:

Existem muitos outros fatores a serem considerados além de apenas decidir qual tecido usar. Você deve considerar também o design de deferentes modelos de jaquetas e calças. Quando você começar a comparar diferentes estilos, deve considere o seguinte:
Caimento - Camadas externas devem ser grandes o bastante para cobrir suas camadas de roupas, mas confortável o bastante para situações mais complicadas. Elas devem também permitir total movimentação.
Acesso - Jaquetas e calças com zíper são mais fáceis de vestir do que os modelos sem zíper. Entretanto, quanto mais zíperes, maiores as chances entrada de vento, água etc.
Características especiais - Estas podem ter um efeito significante na performance da camada exterior e também em seu conforto:

 Aberturas ajustáveis - A cintura, punhos e pescoço devem ter boa vedação para condições climáticas ruins, mas fáceis de abrir para permitir ventilação extra quando necessário.

 Aberturas de ventilação - Estas melhoram a capacidade de respiração da pela, não importando o tipo de tecido da camada exterior. Geralmente, quanto maior a abertura, melhor, mas ao mesmo tempo isso pode ser ruim. Aberturas de ventilação típicas incluem zíperes nas axilas, zíperes laterais, bolsos de tela e abas de ventilação.

 Bolsos - Quantos mais bolsos a camada exterior tiver, mais fácil será guardar coisas essenciais. Mas é bom lembrar que os bolsos podem aumentar o peso desta camada. Bolsos devem ser fáceis de alcançar, fáceis de abrir e fechar, e bem protegidos contra vazamentos.

 Capuz - Qualquer camada externa que você usar deve ter um capuz para manter sua cabeça seca. Um capuz fixo oferece melhor resistência contra vazamentos. Um capuz que pode ser enrolado e/ou dobrado quando não está em uso são mais fáceis de manipular durante mudanças climáticas.

 Abas anti-tempestade - Estas cobrem os zíperes, bolsos e outras aberturas para proteger contra vazamentos. São comumente encontradas sobre zíperes e bolsos externos.

 Costuras seladas - Costuras seladas são essenciais para qualquer camada exterior à prova d'água. Mas não são necessárias para as resistentes à água.
Como escolher a proteção contra chuva:

Sua camada exterior faz mais do que apenas proteger da chuva. A roupa de chuva também protege do vento, da neve e do frio. Diferentes estilos de roupa, de tecidos e de costura estão disponíveis para atender uma grande variedade de necessidades.
Sua escolha dependerá do clima que você espera encontrar, as atividades planejadas e o seu orçamento.
As principais opções para roupas de chuva são as à prova d'água/respirável, resistente à água/respirável, e à prova d'água/não respirável.
Os tecidos à prova d'água/ respiráveis, disponíveis com pesos diferentes, são os tecidos mais versáteis. Detalhes como aberturas de ventilação, zíperes e forro podem aumentar seu conforto. Outros pontos a serem considerados incluem o estilo e o corte da roupa, e também se são fáceis de carregar na mochila.

Considere suas necessidades:

Escolha uma roupa de chuva apropriada para seus planos. Como e onde será usada? Antecipe as condições mais extremas que você pode encontrar e planeje de acordo com isso. Você estará em uma canoa esperando o peixe morder? Caminhando ou correndo em uma trilha? Visitando a Mata Atlântica? Esquiando ou escalando durante uma tempestade de neve? Andando pela cidade?

Comece sua pesquisa pela roupa de chuva certa levando em consideração o seguinte:
- Temperaturas que você espera encontrar mais freqüentemente;
- Quantidade e tipo de chuva esperada;
- Tipos de atividades em que você usará sua roupa de chuva;
- Orçamento;

Considere os tipos de tecido:

O tecido afeta a performance e o conforto de sua camada exterior. Os tecidos de roupas de chuva são classificados em três categorias:

- À prova d'água/respirável (Waterproof/Breathable);
- Resistente à água/respirável (Water-Resistant/Breathable);
- À prova d'água/não respirável (Waterproof/Non-Breathable).

 À prova d'água/respirável:

Como o vapor d'água consegue atravessar o tecido, roupas à prova d'água/repiráveis são apropriadas para uma grande variedade de atividades e condições climáticas. Tais tecidos não são 100% à prova d'água ou perfeitamente respiráveis, mas repelem a água de maneira impressionante ao mesmo tempo que permitem que o vapor escape quando você começa a transpirar.

Uso típico - tecidos à prova d'água/respiráveis são usados em uma variedade de roupas - parkas técnicas para esqui e montanhismo, roupas de chuva mais causais para caminhadas e uso na cidade.

Pontos Positivos - Camadas à prova d'água/respiráveis são uma excelente escolha para uma grande variedade e condições climáticas e atividades. A combinação de respirabilidade e proteção contra umidade significam que você pode comprar uma única camada para tudo, desde uma caminhada no verão até para esquiar.

Pontos Negativos - Mesmo tecidos À prova d'água/respiráveis tem seus limites. Uma performance exata depende do tipo específico de tecido usado, da temperatura exterior, o nível de sua atividade e outros fatores. Tecidos à prova d'água/respiráveis são mais caros que outros tipos de camadas externas.

Exemplos - Existem dois tipos de tecidos à prova d'água/respiráveis, ambos são muito eficientes:
Laminados: Uma membrana tipo Gore-Tex®, 3-Layer Conduit (Mountain Hardwear) ou X-ALT é laminada sobre uma base de nylon ou poliéster.
Resinas: camada de substâncias à prova d'água/respirável é aplicada diretamente ao tecido tornando-se parte dele ex.: Lowe Triple Point® Ceramic, Conduit Silk (Mountain Hardwear) ou Ultrex.

Todos esses tecidos também possuem um acabamento hidro-repelente em sua superfície externa que faz a água formar gotas e escorrer.

 Resistente à água/respirável:

Estes servem como camada externa respirável para clima ameno, chuva leve e nível de atividade alto. São fabricadas com tecidos de trama justa (como nylon mini ripstop) que bloqueiam o vento, e também são tratados com acabamento hidro-repelente em sua superfície externa que faz a água formar gotas e escorrer.
Usos Típicos - estes tecidos são perfeitos para qualquer um que precisa de proteção contra o clima durante atividades ao ar livre como correr, andar de bicicleta ou esqui. Também são apropriados para condições climáticas quentes quando a "respirabilidade" é importante e quando a probabilidade de chuva forte é pequena.

Pontos Positivos - Camadas resistentes à água/respiráveis repelem o vento e chuva leve ao mesmo tempo em que oferece excelente "respirabilidade" para mantê-lo arejado quando seu corpo se aquece. Estes tecidos costumam ser, leves, menos volumosos e mais baratos que outras camadas externas.

Pontos Negativos - Não são suficientemente impermeáveis para proteger você em condições severas ou por longos períodos de chuva.

Exemplos - É tipicamente feito com poliéster ou nylon leve, com trama fina para manter isolar do vento e chuva leve enquanto permite que o vapor da transpiração escape. Os tecidos têm um acabamento hidro-repelente em sua superfície externa que faz a água formar gotas e escorrer antes de ser absorvida.

 À prova d'água/não respirável:

Tipicamente feito com nylon durável coberto com poliuretano, ou PVC, essas resinas econômicas são à prova de água e vento, o que as torna ideais para atividades leves sob chuva forte.

Usos típicos - são comumente usadas durante atividade de baixa energia e quando há a grande chance de chuva forte. Por serem baratos, estes tecidos são também usados ocasionalmente para condições moderadas. Ponchos e Capas de chuva com abertura de ventilação são bons exemplos desta vestimenta.

Pontos Positivos - oferecem proteção contra chuva e vento. São mais duráveis e mais baratas que a maioria da outras opções de camadas externas.

Pontos Negativos - podem ficar extremamente desconfortáveis com exercícios moderados e temperaturas "mornas". A umidade e o calor que seu corpo produz não conseguem atravessar o tecido, por isso essa camada dever ser bem folgada (ponchos, por exemplo) ou então possuir aberturas de ventilação generosas para permitir que o calor do corpo e o suor escapem. Este tipo de roupa de chuva é geralmente mais pesado e mais volumoso que outros tipos de roupas.

Exemplos - Jaquetas, calças e ponchos de PVC e de nylon com revestimento de poliuretano, geralmente compõe este tipo de vestimenta.

Considere as características do modelo:

Escolher uma roupa de chuva é mais complicado do que apenas escolher o tecido certo. O corte da roupa e as características como aberturas de ventilação e zíperes também contribuem com a função geral desta peça. Considere o seguinte quando escolher sua roupa de chuva: IMAGEM IMPORTANTE

Parka, jaqueta, anorak ou poncho - jaquetas ou parkas com zíper são mais fáceis de vestir do que anoraks. Entretanto, mais zíperes, significam maiores chances de vazamentos. Parkas cobrem a cintura oferecendo melhor proteção geral, mas, jaquetas mais curtas, geralmente são menos volumosas guardadas e fornecem cobertura ampla quando combinadas com calças para chuva. Ponchos são baratos, à prova d'água e permitem muita ventilação.

Calças com ou sem zíperes - calças com zíperes laterais permitem trocas rápidas na trilha, pois quando abertas ficam mais largas para botas ou tênis, mas são mais caras. Calças normais podem fornecer melhor proteção durante uma chuva forte e prolongada. Menos zíperes diminuem as chances de vazamentos. Algumas calças têm zíperes nos tornozelos para facilitar a troca de roupa.

Capuz - um capuz integral (permanentemente preso) oferece melhor resistência contra vazamentos. Um capuz que pode ser enrolado ou dobrado. Quando é usado são menos volumosos. Elásticos com presilhas que ajustam o capuz ao redor de sua face podem aumentar muito o conforto e a visibilidade. Alguns modelos de roupa de chuva têm abas rígidas no capuz, e algumas tem até bordas que podem ser modeladas para encaixar melhor. Procure por ajustes atrás do capuz que permitem maior conforto e visibilidade.
Protetores de queixo - estes são feitos de fleece ou tecidos sintéticos do lado de dentro do colarinho que protege seu rosto do zíper, do frio, umidade e gelo que pode ser produzido pela respiração congelada.

Bolsos - quanto maiores os bolsos, mais fácil para você guardar seu equipamento essencial. Mas lembre-se que bolsos aumentam o peso e podem resultar em mais vazamentos. Os bolsos devem ser de fácil acesso, fáceis de abrir e fechar, e bem protegido contra vazamentos. Algumas jaquetas têm o bolso Napoleão, um bolso vertical com zíper que permite que você assuma a "posição de Napoleão", que muito freqüentemente colocava sua mão dentro deste bolso. Não temos certeza se Napoleão era são, mas hoje este bolso é projetado para guardar pequenos itens em local de fácil acesso.

Forros - forros de nylon ou poliéster são muito usados para proteger tecidos à prova d'água/respiráveis. Forros de tela pesam menos e respiram melhor que forros sólidos mas não oferecem tanta proteção. Algumas camadas externas (como 3-ply Gore-Tex®) têm forros que são presos à parte interna do tecido, eliminando a necessidade de um forro separado. Jaquetas mais técnicas têm forros com proteção para umidade para maior conforto durante atividades físicas mais intensas.

Costuras seladas - são necessárias para qualquer camada à prova d'água, pois elas evitam que a água atravesse os buracos da costura. Porém, as costuras seladas não são necessárias para camadas resistentes à água. Alguns fabricantes, incluindo aqueles que fazem roupas com Gore-Tex®, selam suas costuras na fabrica. Outros recomendam que você aplique um selador de costura, mas isso não é tão eficiente como às feitas na fábrica.

Aberturas de ventilação - aumentam a capacidade de respiração de uma vestimenta, não importando o tipo de tecido utilizado em sua fabricação. Quanto maior a abertura, melhor o fluxo de ar, mas também é maior os risco de vazamentos. Aberturas típicas são encontradas nas axilas, ou em bolsos de tela que se passa por aberturas de ventilação, e também nos ombros com abas atrás destes.
Abas de tempestade - cobrem zíperes, bolsos e outras aberturas para proteger contra vazamentos. São comumente encontradas sobre zíperes, aberturas nas axilas, calças com zíperes e bolsos externos.

Características técnicas:

Algumas roupas de chuva são projetadas para esportes alpinos ou condições frias e úmidas. Veja as informações seguintes se você esta planejando atividades que incluam escalada, montanhismo, esqui ou caminhada na neve:

Reforços de tecidos - previne o desgaste de sentar, dos joelhos, ombros ou cotovelos, e do contato com pedras e neve.

Joelhos e cotovelos articulados - permitem grande amplitude de movimento.

Protetores de atrito - protege o tecido do interior nas extremidades das pernas das calças contra arestas nos esquis ou crampons.

Mangas mais longa - mantém os braços cobertos quando estiver alcançando equipamentos como na escalada.
Cinturas mais curtas - permitem acesso à cadeirinha de escalada.

Cinturas com ajuste - veda contra vento, neve e chuva.


Fonte: link
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Mensagem por Rojo Ter Nov 23, 2010 3:32 am

Phonix mais um pouco tinhamos aqui uma enciclopédia lolol
Sim senhor, um tema bem interessante com uma descrição detalhada...
Abraços Motards lol!
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Mensagem por Keijinho Ter Nov 23, 2010 3:39 am

Muito bem Ricky..Acho que isso é uma excelente sugestão para quem vem e para se prevenirem tambem Wink
Abraços Motards
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Mensagem por Sv Qua Nov 24, 2010 3:55 am

Se tudo correr bem vou ser uma dura e lá irei Smile não sei é se ficarei é esses dias todos . hihi 2 noites é mesmo para fortes e duros Smile
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Mensagem por SEAHAWK Sáb Nov 27, 2010 10:52 am

Olá malta,

Pinguinos sim senhor, roupa térmica QB, juízo Muito, animação não levem pois não vai faltar. Este ano ainda estou a ponderar ir, pois da última estavam 11 negativos, mas superados pelo calor humano.

Os Escorpiões estão a organizar a ida e com carro, tenda, e apoio em geral, como já é habitual nestas andanças, e claro a Cafeteira para o cafezito de estimação do nosso Presidente.

É tudo uma questão de se falar e podemos fazer uma Rave à séria.

Mandem Palpites.

Abrax.
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Mensagem por Miller Seg Dez 27, 2010 8:44 am

Olá pessoal!!

Estou a pensar ir, se for vai ser a minha primeira concentração motard, gostava de poder estar com alguma das pessoas que vão antes para poder falar e tirar algumas duvidas para poder decidir e não ir de mãos abanar...

Fiquem bem! Smile

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Mensagem por ricard0g0mes Seg Dez 27, 2010 8:59 am

Miller escreveu:Olá pessoal!!

Estou a pensar ir, se for vai ser a minha primeira concentração motard, gostava de poder estar com alguma das pessoas que vão antes para poder falar e tirar algumas duvidas para poder decidir e não ir de mãos abanar...

Fiquem bem! Smile

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Claro, não há problema nenhum. Podemos combinar um cafezito lá mesmo em Ílhavo.
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Mensagem por Sv Seg Dez 27, 2010 2:21 pm

Infelizmente n há lógistica... visto q se tem q comprar a mota e uma viagens planeada n dará p ir com mt pena minha snif snif Sad((
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Mensagem por ricard0g0mes Ter Dez 28, 2010 12:29 am

Sv escreveu:Infelizmente n há lógistica... visto q se tem q comprar a mota e uma viagens planeada n dará p ir com mt pena minha snif snif Sad((

então... já não vais?! ohhhhhh..... Sad Sad
mas espera.... "ouvi" bem????... comprar moto? já vais comprar? já tens a cartita? Very Happy Very Happy

nice!!!!!!!!!
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Mensagem por Sv Ter Dez 28, 2010 10:08 am

Sim já tenho a carta desde o dis 2 de dezembro hihi.
Andas muito desatento ao facebook Smile
E se tudo correr bem está para breve a motita e a 1ª longa viagem nela .
Very Happy
Sv
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Mensagem por ricard0g0mes Ter Dez 28, 2010 10:15 am

Sv escreveu:Sim já tenho a carta desde o dis 2 de dezembro hihi.
Andas muito desatento ao facebook Smile
E se tudo correr bem está para breve a motita e a 1ª longa viagem nela .
Very Happy

que fixe!!! e qual vai ser?
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Mensagem por Miller Ter Dez 28, 2010 7:43 pm

Deixo aqui uma lista! Quem quiser que acrescente ou contribua com mais informação. A ideia é apresentar um check list, o mais completo possível, para quando planeamos a tal viagem ou passeio. Por vezes esquecemo-nos de alguma coisa....

Chek List

Documentos
- Bilhetes de identidade (ou passaporte, conforme o País de destino);
- Registo de propriedade; livrete;
- Seguro;
- Cartão de saúde (para fora do País, requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença; para determinados destinos, fazer uma consulta de viajante, para saber se é necessário algum cuidado especial ou vacina);
- “Selo”;
- Cartões de débito (de dois bancos diferentes, em caso de um deles falhar ou desmagnetizar);
- Cartão plastificado com o grupo sanguíneo e principais contactos telefónicos, com indicação, pelo menos em mais uma língua, daquele que deve ser usado em caso de acidente (serve também no caso do telefone “ir à vida”);
- Carteira “falsa” com pouco dinheiro e cartões velhos (podem ir a uma loja e pedir para passá-los nos desmagnetizadores de etiquetas Shocked ).

Ferramentas
- Kit de ferramentas;
- Tubo de aquário para dar/ receber gasolina;
- Chapa de inox (5x5) para colocar o descanso lateral em terrenos menos estáveis;
- Dois panos (um serve de desperdício);
- Par de luvas de trabalho (evita sujar as mãos e depois sujar o forro das luvas de condução);
- Colete reflector;
- Fita adesiva eléctrica (preta);
- Braçadeiras de plástico;
- Canivete suíço (modelo náutico – a faca serrilhada corta muito melhor o chouriço e o pão : ).

Medicamentos + primeiros socorros + higiene
- Antipirético;
- Anti-histamínico;
- Imodium;
- Antiácido;
- Pensos rápidos;
- Desinfectante (anti-séptico);
- Solução de álcool em gel (lavagem das mãos);
- Tesoura;
- Luvas cirúrgicas;
- Tiras de respiração (para percursos mais compridos e para dormir melhor);
- Frasco pequeno (de plástico) com detergente;
- Frasco pequeno (de plástico) com champô;
- Desodorizante em creme;
- Pasta e escova de dentes;
- Papel higiénico (1/2 rolo);
- Corta unhas (para viagens superiores a 5 dias).

Nota: os frascos devem ser acondicionados de forma a não verterem para as malas!

Segurança do condutor/ pendura
- Capacete;
- Luvas, casaco, calça e botas com protecções;
- Tampões anti ruído;
- Passa montanhas/ balaclava (viagens com previsão de frio);
- Sobre fato de chuva (viagens com previsão de chuva).

Segurança da moto
- Cadeado de disco;
- Corrente/ cabo de segurança (com código – menos uma chave!)

Orientação
- GPS;
- Roteiro ViaMichelin em papel (ida e regresso);
- Mapa em papel;
- Lista de hotéis alternativos (com contactos) nas zonas de passagem e destino;
- Preparar o roteiro cultural e outros locais de interesse e descarregar os waypoints no GPS.

Outros
- Conjunto completo de chaves extra;
- Bloco de apontamentos e caneta;
- Kit de costura (agulha e linhas);
- Carregadores dos gadgets que levarmos;
- Levar números de contacto directo dos bancos (pode ser necessário cancelar os cartões em caso de roubo) e de hospitais e centros médicos ao longo do caminho e destino.

Roupa
- Uma muda interior para três dias (para viagens maiores, ir lavando/ secando; para viagens grandes, levar roupa velha e ir jogando fora – se for da C. Klein e tiverem pena de a jogar fora, podem sempre enviar para casa por correio.
- Sapatos extra para caminhar;
- Calças extra e/ ou calções.

Apenas uma sugestão Smile
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Mensagem por ricard0g0mes Seg Jan 03, 2011 12:48 am

Já agora...

http://www.moterus.es/grupos/moterus/debates/categorias/general/temas/lista-de-material-para-pinguinos
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Mensagem por ricard0g0mes Seg Jan 03, 2011 12:59 am


Ver mapa maior

Pessoal, vamos ter chuvinha da boa a viagem toda... Wink
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Mensagem por Rojo Seg Jan 03, 2011 3:24 am

Agora é que eles vão ficar banhados e rijos para os proximos passeios lol!
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Mensagem por Keijinho Qua Jan 05, 2011 9:41 am

Tou parecido com a SV Wink falta a mota lol..Sexta aqui vamos nós..(mesmo com o braço engessado e ao peito hihihi)
Abraços motards
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Mensagem por Rojo Qui Jan 06, 2011 4:10 am

Boa viagem e que corra tudo bem, lol!
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Mensagem por ricard0g0mes Qui Jan 06, 2011 4:21 am

Rojo escreveu:Boa viagem e que corra tudo bem, lol!

Já está tudo ou quase tudo preparado! Very Happy
Amanhã, às 09h00... rumo a España Very Happy
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Mensagem por rcrv Qui Jan 06, 2011 3:10 pm

Bom passeio/concentração Wink

Não se esqueçam de levar o manual para montar... as tendas... Very Happy
lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
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Mensagem por ricard0g0mes Qui Jan 06, 2011 4:50 pm

Tudo a postos para a viagem...
Vamos dando noticias amanha Wink

Abraço
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Mensagem por ricard0g0mes Seg Jan 10, 2011 12:51 am

Bom dia pessoal,

Cá estamos nós, de volta a Portugal, com muito boas recordações!!!
Correu tudo MUUUIIIITTOO bem!
Mais logo coloco algumas fotos do fim de semana e pode ser que com algum tempo faça uma pequena crónica do evento Wink

Abraço a todos
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