Apresentação Ribau
Dom maio 10, 2015 4:38 pm por Ribau
Ora boa noite, eu sou o Ribau, tenho 18 anos, sou da Gafanha e monto com muito orgulho uma Sachs, como sou muito novo ainda ando de 50cc, dentro de um tempo irei começar a pensar em arranjar algo maior para vos acompanhar :b , posso não ir a passeios mas posso ir a encontros tal como Domingos de …
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Apresentação de um moço que acha que sabe andar de mota :P
Ter Mar 25, 2014 3:05 pm por kaito
Bom dia, boa tarde ou boa noite (conforme a hora do dia que estiver a ler esta "posta" )
Chamo-me Carlos Ribeiro e, quando não estou em terras africanas, movimento-me pela zona de Albergaria-a-Velha.
Tenho na garagem um "ferro" (XV535 de 93) e uma FJR 1300 de 2002.
Já a algum tempo que …
Chamo-me Carlos Ribeiro e, quando não estou em terras africanas, movimento-me pela zona de Albergaria-a-Velha.
Tenho na garagem um "ferro" (XV535 de 93) e uma FJR 1300 de 2002.
Já a algum tempo que …
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Novo membro Paulo Renato
Dom Abr 14, 2013 1:03 pm por renato
Olá a todos
Chamo me Renato e sou de Cacia, tive conhecimento através de uns amigos do vosso grupo motard.
Não sou de muitas corridas e loucuras, simplesmente gosto de uns bons passeios de moto e do prazer de conduzir a mesma.
Gostaria de saber se me poderia juntar mais a minha esposa ao …
Chamo me Renato e sou de Cacia, tive conhecimento através de uns amigos do vosso grupo motard.
Não sou de muitas corridas e loucuras, simplesmente gosto de uns bons passeios de moto e do prazer de conduzir a mesma.
Gostaria de saber se me poderia juntar mais a minha esposa ao …
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Apresentação
Sáb Mar 08, 2014 4:54 pm por Robert Andres
Olá a todos os membros do club motard.
Fiz agora mesmo, o registro no site e vou passar a estar por aqui para saber novidades, encontros, passeios etc.
Saudações motards,
Robert Andrés
Fiz agora mesmo, o registro no site e vou passar a estar por aqui para saber novidades, encontros, passeios etc.
Saudações motards,
Robert Andrés
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Boas!
Seg Abr 08, 2013 4:16 am por mistralV104
Boas,
Sou o João, tenho 28 anos e sou de Cacia. Sou tembém o feliz proprietário de uma Honda VFR 800Fi.
A ver se um domingo destes apareço no Farol da Barra.
Abraço
Sou o João, tenho 28 anos e sou de Cacia. Sou tembém o feliz proprietário de uma Honda VFR 800Fi.
A ver se um domingo destes apareço no Farol da Barra.
Abraço
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Manual do Bom Pendura
4 participantes
Grupo Motard C.A.C.I.A. Forum :: Técnica :: Manuais :: GERAL
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Manual do Bom Pendura
..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..
Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do moto-turismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca :
O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor. (Eheheheh)
1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha atrás.
3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer : "Olha que já não vejo nenhuma moto!"
4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipa.
6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.
11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no depósito.
13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.
Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do moto-turismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca :
O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor. (Eheheheh)
1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha atrás.
3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer : "Olha que já não vejo nenhuma moto!"
4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipa.
6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.
11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no depósito.
13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.
Keijinho- Posts : 498
Join date : 17/09/2010
Age : 33
Location : Aveiro
Bom Motard vs Bom pendura
Sim senhor, boas dicas, mas, não é só o pendura que tem de ter respeito pelo condutor, o condutor também tem que ter, muito respeito pela vida que leva atrás, e não se entusiasmar tanto como se fosse sozinho, e um pendura "bem educado" é uma grande ajuda e companhia num passeio.
Abraço a todos Motard´s e Penduras.
Abraço a todos Motard´s e Penduras.
Pacheco- Posts : 182
Join date : 08/04/2009
Age : 46
Location : Ilhavo
Re: Manual do Bom Pendura
Dicas muito boas e com uma boa dose de humor muito bom.
rcrv- Posts : 415
Join date : 08/04/2009
Age : 46
Location : Santa Joana - Aveiro
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